quinta-feira, 14 de junho de 2007

Velha infância...


.

China descobre fóssil de nova espécie de dinossauro gigante parecido com pássaro

.

O Globo Online com agências internacionais

.

HONG KONG e PEQUIM - Um dia depois de pesquisadores ingleses divulgarem a descoberta de uma nova espécie de dinossauro , do tamanho de uma raposa, a China apresentou restos do esqueleto de um dinossauro gigantesco e surpreendentemente parecido com um pássaro, que também foi classificado como uma nova espécie.

.

Não seria uma velha espécie?

.

Até agora desconhecido, o gigante de 70 milhões de anos chegou a pesar 1,4 tonelada, com oito metros de comprimento e o dobro da altura de um homem. - Ele não tinha dentes e tinha bico. Seus membros dianteiros eram muito longos, e acreditamos que tivesse penas - disse por telefone Xu Xing, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia da Academia de Ciências.
.
.
Olha o tamanho da galinha... Daria um belo assado para a Ceia de Natal...
.
.

Com oito metros de comprimento e quase o dobro da altura de um homem, o fóssil do Gigantoraptor erlianensis, que tinha penas mas não voava, foi achado na bacia de Erlian, na Mongólia Interior, segundo relato dos pesquisadores na mais recente edição desta quarta-feira da revista "Nature". A descoberta surpreendeu os cientistas, já que até agora as teorias sugeriam que os dinossauros carnívoros diminuíram de tamanho conforme seu corpo foi se assemelhando ao das aves

.

"- Foi uma descoberta surpreendente, nada do que esperávamos "- disse Xu numa entrevista coletiva posterior em Pequim. - Então passamos muito tempo investigando os fósseis, razão pela qual levamos tanto tempo para anunciar os resultados - acrescentou.

.

As linhas de crescimento nos ossos do dinossauro, achado em abril de 2005, indicam que se tratava de um jovem adulto, em seu 11º ano de vida. Xu disse que o exemplar encontrado teria sido muito maior se tivesse chegado à maturidade, já que supostamente seu ritmo de crescimento era muito superior ao dos grandes tiranossauros norte-americanos. Mas o cientista não soube estimar que tamanho teria o animal adulto. Por causa do tamanho dos ossos, os cientistas chegaram a pensar que se tratasse de um tiranossauro.

.

Eita, boiei, ou estou ficando burro, lá em cima (em vermelho) disseram que os membros dianteiros eram muito longos, e os caras confundiram com um Trex?

.

A análise do esqueleto indica que o Gigantoraptor tinha ancestrais comuns com seu "primo" Oviraptor, que também tinha bico e penas, apesar de não voar, mas pesava apenas 1 ou 2 quilos. As penas supostamente serviam para que o animal se exibisse e aquecesse seus ovos, acrescentou Xu.

.
Exibição? Pronto, a nova velha espécie deixou de ter supostas penas para ter plumas... Nem extinto se tem mais sossego.
.

Outros dinossauros semelhantes raramente pesavam mais de 40 quilos, o que significa que o Gigantoraptor era cerca de 35 vezes mais pesado. Até então, o animal de penas mais pesado já descoberto era o "Pássaro do Trovão de Stirton", que tinha 500 quilos e viveu na Austrália há mais de 6 milhões de anos.

.

Pássaro do Trovão de Stirton, mas quem foi o fdp que colocou esse nome na coitada da ave?

.

Nenhum comentário: