terça-feira, 7 de agosto de 2007

Enola Gay

.
Ontem, mais um aniversário de Hiroshima e depois de amanhã, Nagasaki.
.
A guerra tem dessas coisas, algumas escondidas sob o tempo, sob a verdade negada.
.
Difícil saber quem foi o vilão, verdade que quem sofre é o cívil, que não sabe o motivo de lhe estar sendo negado o direito a família, o direito de ser...
.
O Japão entrou na guerra com o intuito de ficar por poucos meses, não tinha estrutura para uma guerra longa. Um ataque maciço sobre Pearl Harbour enfraqueceria os EUA no Pacífico, em seguida um armistício e a entrada de capital alavancariam o país.
.
Ledo engano, os EUA queriam entrar na guerra. Estavam com um contingente humano enorme reclamando por melhores condições. Forneciam armamentos e víveres para uma Europa empobrecida, mas tinham seus problemas internos.
.
Monitoraram as transmissões de dados japonesas durante muito tempo, mesmo criptografadas e em uma lígua difícil, os americanos sabiam dos passos dos japoneses. Pearl Harbour, no meio do nada, desprotegida, só faltou aquele carimbo de cartório indicando o lugar (aquele da mãozinha), foi como o convite da aranha para a mosca...
.
O Japão atacou com uma declaração de guerra colocada horas antes do ataque, o normal seria com alguns dias antes (coisa de cavalheiros, etc etc).
.
Na manhã do ataque, o sistema de radar americano que estava sendo testado detectou os Zeros japoneses chegando, o sinal foi ignorado.
.
Os melhores navios americanos haviam sido retirados de Pearl Harbour dias antes e espalhados pelo Pacífico, fora da rota possível da esquadra nipônica.
.
O ataque foi em uma manhã de Domingo, sem que o pessoal da base esperasse (eles não sabiam realmente do ataque).
.
E os EUA entraram na guerra, isso os japoneses não previam. E como quem está na chuva é para se molhar...
.
Fala-se de Hiroshima e Nagasaki, mas Tóquio foi bombardeada com bombas incendiárias antes disso, com a idéia de que o Japão se renderia, só o castelo do imperador foi poupado. Com as casas de material altamente inflamável, Tóquio foi quase que totalmente destruida, morreu tanta gente quanto nos ataques nucleares.
.
.
.
Os dois lados (Aliados e Eixo), desenvolviam cada qual a sua maneira formas de levar vantagens. O Japão havia invadido a China, e tinha no território chinês laboratórios onde desenvolviam armas biológicas (testavam nos chineses, óbvio).
.
Uma das mais estranhas, foi a idéia de atacar a Califórnia com "pulgas". Desenvolveram bombas que carregariam pulgas que seriam liberadas quando chegassem ao solo. As bichinhas estavam infectadas com peste bubônica. O agente da peste bubônica fica no aparelho digestivo da pulga, ela não consegue se alimentar, morre literalmente de fome, mas ataca o máximo de vítimas possíveis na ânsia de se alimentar.
.
Esse ataque se daria no final do ano, os americanos se anteciparam e sumiram com as 2 cidades japonesas que nunca haviam sido atacadas. Elas eram o reduto fabril do Japão, haviam sido deixadas de lado de propósito, talvez como uma última cartada...
.
Depois dessa besteira toda, veio o plano Marshall...
.
.
.
A Segunda Guerra, a guerra para acabar com todas as guerras, mudou o cenário mundial, talvez tenha sido o período (muito curto) que mais mudanças tenham trazido para a humanidade. Foi um periodo tão complexo que fica difícil entender toda a sua infuência. Mudanças culturais, científicas, históricas, geográficas; mudou o mundo.
.
.
.
Guerras ceifam vidas, do combatente que não sabe o porque de estar ali, do civil que não sabe o porque de estar perdendo o seu lar. Vidas que são perdidas devido ao "inimigo", devido ao governante que deveria proteger seu "povo". A estupidez humana encontra seu ápice em uma guerra.
.
.
.
Um dia eu escrevo um pouco do Brasil na Guerra, nossa história poderia ter sido muito diferente a partir daquela época. Assunto para outro dia.
.
.
.
Em tempo, Enola Gay era o nome do avião que jogou a bomba sobre Hiroshima.
.
.
.

Nenhum comentário: