domingo, 9 de setembro de 2007

7 de Setembro

.
.

Eu lembro de uma passagem de 7 de Setembro, tinha lá meus 12 anos. Fazia um frio daqueles e a escola tinha de desfilar...

Era a época do "Este é um país que vai pra frente", "Brasil, ame-o ou deixe-o", e outras besteiras mais... Coisas de ditadura militar. Tinhamos de gostar do país na marra.

E como eu disse, um frio do cão, e nós sendo obrigados a desfilar de uniforme de educação física, tudo branco, uma beleza, se não fosse pelo fato de ser short e camiseta.

PQP, como é que podiam fazer isso com a gente?

Lembro de estarmos enfileirados, parecendo pinguins; daquele jeito idiota que só um pinguim sabe ficar, com cara de "por que não nasci um macaco? assim poderia dar uma banana para esse pessoal!". E uma senhora passou perto encostou a mão no meu braço, e disse ao marido "está até roxo".

Pois é, eu era tão branquelo que ficava meio azulado com o frio... Eu gosto de frio, mas não para andar com roupa de Tarzan.

Como meu instinto sempre foi meio rebelde, eu detestava 7 de Setembro.

E pelo que desconfio, D. Pedro acordou no dia 8 com ressaca, e foi perguntar ao Zé Bonifácio o que havia ocorrido no dia anterior...
.
.

2 comentários:

MiCarvalho disse...

APRENDI QUANDO CRIANÇA,NA ESCOLA, A VALORIZAR MEU PAÍS, A RESPEITAR NOSSA BANDEIRA E A NOSSA HISTÓRIA...ENFIM NOSSA PÁTRIA!
HOJE FICO TRISTE POR VER TANTA COISA RUIM ACONTECENDO, FALTA DE ÉTICA E RESPEITO, CORRUPÇÃO, COISAS QUE ENVERGONHAM A GENTE!
POR ISSO TANTA DESCRENÇA...

BJUS

Anônimo disse...

...pelo menos o regime militar serviu para alguma coisa...nos ensinou a ter patriotismo...tudo bem que era na marra, mas acho que nossa geração pode se orgulhar disso em comparação ao que vemos e ouvimos por aí. Me orgulha muito saber cantar todos os hinos - mesmo que não sirvam para nada - mas garanto que é melhor que ver a cara que alguns jogadores de futebol fazendo aquela "dublagem" tentando acompnhar o Hino Nacional...