terça-feira, 4 de março de 2008

Eu quero abrir um orfanato

Terça Insana

Texto de Márcia Abos - O Globo Online

Marco Luque como Esquerdinha. Foto: divulgação

SÃO PAULO - "O cérebro tem que rir antes da boca". À primeira vista, a frase pode parecer simples. Mas não é. É um princípio que há sete anos norteia a criação de personagens e cenas do "Terça insana", um fenômeno visto por mais de 1,5 milhão de pessoas em São Paulo e em suas turnês pelo Brasil, principalmente em bares e casas noturnas. E nesta terça-feira eles voltam ao Avenida Club para estrear sua sétima temporada.

Veja Grace Gianoukas como Aline Dorel.

O sucesso chega a surpreender, pois desde que tudo começou, com a talentosa dupla Grace Gianoukas e Roberto Camargo, a pretensão era nula. Mas que ninguém confunda ausência de pretensão com falta de ideologia.

Sem qualquer compromisso, eles foram convidados em outubro de 2001 para ocupar uma espécie de cabaré criado ao lado de um novo teatro em São Paulo, o N.Ex.T, no centro da capital. O objetivo era chamar a atenção para o local e atrair público.

O boca-a-boca foi quase instantâneo e o pequeno espaço lotava nas apresentações semanais da divertida trupe. Eles começaram a fazer sessões extras, sempre com casa cheia, e se mantiveram fiéis a seus princípios, de fazer um humor na contracorrente de tudo o que é visto atualmente, seja na TV, no cinema ou nos teatros.

Veja Marcelo Luque como Silas Simplesmente.

- Nada de imitações, jamais tirar sarro e ser preconceituoso e nenhum chavão. Queremos renovar o estoque de sinapses para fazer rir. A cada mês jogamos no palco idéias novas, arriscamos, sem ter a mínima idéia de como o público vai reagir. É sempre um ótimo mecanismo de cuspir o que nos socam diariamente goela abaixo - resume a atriz, diretora e dramaturga Grace Gianoukas, uma das fundadoras do "Terça insana".

Veja Roberto Camargo como Betina Botox.

Roberto Camargo como Frotinha. Foto: divulgação

Cada um dos cinco atores cria personagens, escreve textos e colabora para a criação do espetáculo, que a cada mês se renova completamente. O maquiador Cabral é o sexto elemento do grupo.

Os atores normalmente ensaiam seus textos enquanto Cabral os prepara para entrar em cena. E ele dá dicas, ajuda com frases e cria personagens. É um celeiro de idéias e talentos, que já lançou atores como Marcelo Médici, por exemplo.

Veja Agnes Zuliani como Carlota Joaquina.

Há cinco anos o "Terça insana" tem residência fixa em São Paulo e lota pelo menos uma vez por semana (às vezes eles dobram as sessões) os 500 lugares do Avenida Club.

- Eu ainda sou uma "Polyana", sabe? Ainda acredito que é possível criar. Temos um espaço cômico filosófico, onde não julgamos ninguém.

Podemos rever comportamentos, mudar de opinião. Tá bom assim como está. Queremos nos dar o direito de sobreviver com bilheteria, sem meter pau ou ter que contentar ninguém. Não quero sucesso, quero poder experimentar uma linguagem - diz Grace.

Veja Guilherme Uzeda como Zildo.

A trupe gravou em 2003 um DVD pela Trama que vendeu 30 mil cópias. Foi assim que conquistaram projeção nacional.

- Percebemos que o DVD ia ser um sucesso quando vimos cópias piratas sendo vendidas na 7 de abril - lembra Grace, fazendo referência a uma rua no centro de São Paulo.

Eles acabaram de gravar seu segundo DVD, desta vez independente, que deve ser lançado até o meio deste ano. Nesta terça-feira, Grace e Roberto voltam ao Avenida Clube para começar a sétima temporada de "Terça insana". O tema do primeiro mês será "O povo brasileiro", em uma sutil homenagem a Darcy Ribeiro. Ao lado da dupla, estão mais três artistas de primeira: Marco Luque, Guilherme Uzeda e Agnes Zuliani.

"Terça insana" 7ª Temporada - Avenida Club - Rua Pedroso de Moraes,1036 - Pinheiros - São Paulo - Tel. (11) 3814.7383. Estréia dia 4 de março. Temporada: toda terça-feira por tempo indeterminado. Horário: 21h. Ingressos de R$ 60 a R$ 40

Nenhum comentário: