domingo, 9 de agosto de 2009

O Smartphone já é passado

.
.
Li em algum blog - infelizmente não guardei o link, um post onde foi proposto a um garoto, que usa regularmente um I-pod, utilizar um walkman Sony. O moleque simplesmente detestou. Não gostou da cor (ui!), da quantidade de botões, da quantidade de músicas, de não poder usar da aleatoriedade dos meios digitais e sabe-se mais o que.
.
Ao final da experiência, massacrou o aparelho antigo, endeusando a tecnologia do I-pod. Ok, entendemos, e não há como discordar que o novo tem qualidade e quantidade - em materia de músicas. Mas...
.
Mas o que me chamou a atenção foi o fato de que ele não sabia que a fita tinha de ser virada, que existia um lado B com mais músicas.
.
Parece que a moçada de hoje se por um lado são espertos e estão quase sempre atualizados, por outro, parece que estão embotando sua capacidade de pensar e de descobrir, ou redescobrir algumas coisas. Se a coisa não for up to date, será desdenhada e não receberá mais que uma passada rápida de vista, muitas vezes feita única e exclusivamente para ser motivo de ironia, e ironia ácida. Incluam nessa lista de coisas, tecnologia, historia, pessoas, o que bem entenderem.
.
Eu ainda tenho um gravador cassete mono que ganhei quando fiz 14 anos e que ainda funciona. Guardo algumas coisas antigas, por exemplo uma máquina de costura totalmente mecânica, um ferro de passar roupas que funcionava com carvão. Minha primeira máquina fotográfica compacta, a primeira reflex. Fiz um post dias atrás, onde comentava sobre o bonde que meu tio tomou.
Um pouco de saudosismo talvez. Não que eu queira usar um ENIAC para atualizar minhas planilhas. Não quero. Assim como não gostaria de estar utilizando esta conexão da telefonica, mas pelo qual não tenho opção no momento. Novas tecnologias trazem modernidade, ao mesmo tempo que obsolescência cada vez mais rápida. Preço do progresso?
Cada coisa tem seu valor, ou não, em seu devido tempo. Mas não há como negar a engenhosidade se alocarmos as coisas em sua devida época, até mesmo para aquilo que não funcionou direito.
Podemos passear pela historia e resgatarmos exemplos: as legiões romanas, o Hindermburg, o Google, o avião dos irmãos Wright, o avião do Santos Dumont, o gramofone, o filme Casablanca, o telex, Einstein, o telefone, as pirâmides... A lista seria longa.
.
Fico me perguntado se aquele moleque sabe o que é Xadrez. Acho que não.
.


Nenhum comentário: