quinta-feira, 17 de junho de 2010

Entre o ganhar e o jogar bonito

.
.
No trajeto entre o ônibus e o metrô: "detesto esses brasileiros" - isso falado em Português, por uma das três senhoras que atravancavam a rua com um andar arrastado e linguajar de baixo nível.
.
Ela demonstrava sua insatisfação com a seleção by Dunga. Não me atrevi a perguntar o motivo de tanta revolta, raiva, estupidez, ou de que país elas vinham, ou eu seria alvo daquela beligerância.
.
Tá certo, a seleção não jogou bonito, mas e daí? Ganharam, não? Não estamos no país de se levar vantagem? Pois foi isso que aconteceu, levamos vantagem sobre os norte coreanos. Ou teriam os selecionados que também jogar bonito?
.
Confesso que não entendo a lógica das pessoas.
.
Não entendo o porque de tomar algumas fechadas no trânsito, de quase ter os espelhos do carro arrancados pelos motoqueiros - algumas vezes ambos ao mesmo tempo. De ver lixo sendo jogado dos carros. De lixo sendo amontoado na minha calçada pelos supostos amigos vizinhos. Das igrejas que proliferam em meu bairro fazendo muito barulho para atrair mais adeptos e não permitindo o sossego que seria esperado. Dos vizinhos que nos mesmos fins de semana querem contribuir com a cultura de massas, tocando alto músicas ensandecidas e sem ritmo, até altas horas da madrugada. De crianças que não recebem mais educação em casa, sendo ela - a educação, transferida para os professores que não tem hierarquia sobre os jovens. De pessoas desocupadas que trancam a calçada e que não me deixam chegar cedo ao trabalho além de me fazer ouvir um besteirol sem tamanho. Isso e muito mais...
.
E tudo sendo feito sem a elegância que aquelas senhoras pleiteavam da seleção que ganhou o jogo.
.
Algumas vezes eu chego perto de entender o porque de alguns americanos entrarem atirando em alguns estabelecimentos... Só algumas vezes.
.
.

Nenhum comentário: