domingo, 29 de maio de 2011

"Velho não merece respeito"

"Velho não merece respeito"

Estou me especializando em andar de ônibus em São Paulo.
Bem, na verdade não. Somente em acertar os horários que são melhores para eu entrar e sair do trabalho. Tento entrar sempre pelo menos meia hora mais cedo, e se sair no meu horário "normal" de trabalho tenho de ser rápido para não ficar uma eternidade nas plataformas, isso ou esperar pelo menos uma hora e meia a mais trabalhando. Tudo isso e as suas consequências.
Por exemplo, não faço questão de sentar quando tem um banco vazio, sempre aparecerá um idoso requisitando o banco, alguns nem esperando que alguém se habilite a liberar um banco para ele depositar o traseiro cansado... Já entram reclamando que hoje em dia só tem gente mal educada, etc, etc. Então vou em pé, com meu ciático rindo as minhas custas. Mas com ele eu me entendo.
E se não é um idoso, talvez seja alguma grávida de algumas horas, alguém que corre para pegar o ônibus e se apresenta com a bengala para uma descansadinha.

O mundo está estranho.

Mas a frase do início do texto não é minha, é do meu tio Zé, lembro dele todos os dias.
Conforme ele diz, os velhos não merecem respeito porque não se dão ao respeito, não dão bons exemplos; como já estão com alguma idade acham que podem tudo, inclusive serem mal educados, esquecendo que o próximo que está mais próximo muitas vezes é mais idoso que ele...

Palavras do tio Zé.

E antes que eu seja crucificado e o tio Zé também, devo dizer que ele, o tio Zé, vai completar 80 anos de lucidez e paciência no fim deste ano.

Nenhum comentário: