RIO - Uma semana depois de uma universidade dos EUA apresentar super-ratos (capazes de correr ininterruptamente por 6 horas), cientistas japoneses anunciaram a criação de roedores destemidos, capazes de se aproximar despreocupadamente de gatos.
De acordo com o estudo, desenvolvido na Universidade de Tóquio e publicado na revista científica "Nature", ao inserir um determinado gene nos ratos, os cientistas conseguiram remover seletivamente certas células do seu sistema olfativo, que recebem impulsos nervosos através da cavidade nasal. A mudança genética fez os ratos perderem a habilidade de associar o cheiro do gato ao medo inato de um predador.
" O sistema olfativo dos mamíferos mede várias respostas, incluindo a aversão a alimentos estragados e o reconhecimento de predadores através do cheiro "
Segundo Hitoshi Sakano, que liderou o estudo, os ratos mutantes e destemidos mostraram que há dois circuitos nervosos independentes no seu sistema olfativo - um natural e outro desenvolvido através do aprendizado. Isso por que os animais não demonstram aversão aos odores dos gatos, embora pudessem detectar a sua presença com a parte do sistema ligado ao aprendizado, que não foi modificada. Como medida de precaução, porém, os gatos usados na experiência foram alimentados antes do encontro.
- Não podíamos nos arriscar a perder cobaias tão valiosas - explicou Sakano.
Segundo ele, a pesquisa é importante porque mostra ser possível anular a aversão natural que os mamíferos (incluindo o homem) têm em relação a certos odores.
- O sistema olfativo dos mamíferos mede várias respostas, incluindo a aversão a alimentos estragados e o reconhecimento de predadores através do cheiro.
.
.
Esse japonês é um sacana. Sorry, Sakano.
.
.
.
Um comentário:
...não vejo novidade nenhuma nisso...o Mickey Mouse já fazia isso há muito tempo...
Postar um comentário