terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Maomé perdeu a vez...

.

A ex-república soviética do Quirguistão tem montanhas com nomes em homenagem a líderes russos e comunistas. Agora, justamente na época do Natal, as autoridades do país anunciaram que estão planejando dar o nome de “Monte Papai Noel” a um pico nevado do país.

Três alpinistas partiram na última quarta-feira para escalar o pico e enterrar no seu cume uma cápsula contendo a bandeira do Quirguistão na véspera de Natal.

Por que uma ex-república soviética predominantemente islâmica está homenageando o bom velhinho?

“Queremos desenvolver o turismo, e Papai Noel é a figura perfeita para nos ajudar nisso”, diz Nurhon Tadzhibayeva, funcionário do departamento de turismo do país.

Existem planos em andamento para sediar um congresso internacional de papais noéis no Quirguistão durante o verão, disse Tadzhibayeva. O país também pretende promover jogos anuais em que papais noéis de todo o mundo poderão testar suas habilidades de escalada em chaminés, corrida de trenós e decoração de árvores.

Outras montanhas do Quirguistão levam os nomes do revolucionário soviético Vladimir Lenin e do ex-presidente russo Boris Yeltsin.

.

Nenhum comentário: